Sejam todos muito bem vindossss

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Apoiamos essa campanha

                                                                     www.carinhodeverdade.org.br      
ABRACE A CAUSA ,ABRACE UMA NAÇÃO...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Como cuidar do umbigo do bebê

Escrito para o BabyCenter Brasil

Por que os bebês ficam com o coto do cordão umbilical? 

O cordão umbilical ligava o bebê à placenta dentro do útero, e era o responsável pelo transporte dos nutrientes e do oxigênio necessários à sobrevivência dele. 

Quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado, num procedimento indolor, e um pedacinho (o coto) de 2 a 3 centímetros ainda fica ligado à barriga do recém-nascido. 

Quanto tempo o cordão vai demorar para cair? 

Entre 10 e 21 dias depois do nascimento, o coto umbilical vai secar, ficar preto e cair. No lugar dele fica uma pequena ferida, que leva de uma semana a 10 dias para cicatrizar. 

O dia da queda do umbigo varia muito de criança para criança. Às vezes, o cordão pode demorar até mais do que 21 dias para cair, sem que haja maiores problemas. Em caso de demora, contate o pediatra da criança só para ter certeza de que tudo está correndo como o esperado. 

O umbigo precisa de algum cuidado especial? 

O coto umbilical tem de ser mantido limpo e seco para evitar infecções. Bactérias que vivem naturalmente em nossa pele podem provocar infecções no coto. 

Em regiões sem condições de higiene, a contaminação do coto umbilical pode levar ao tétano, uma infecção muito perigosa para recém-nascidos. 

Os médicos brasileiros costumam orientar as mães a passar um cotonete com álcool a 70% (vendido nas farmácias) no coto, em todas as trocas de fralda, e deixá-lo secar naturalmente. Você pode cobrir o coto com a fralda, quando ele estiver bem sequinho, mas não coloque nenhum tipo de faixa. 

Lave sempre as mãos antes de cuidar do umbigo. Também lave as mãos antes e depois da troca de fralda. 

Se o coto ficar sujo de cocô ou xixi, limpe-o bem com água e sabão ou só com água. Como o cocô do bebê é gorduroso, é melhor usar sabonete para eliminá-lo. Depois aplique o álcool. 

Em outros países, o cuidado com o umbigo pode ser diferente. Em alguns, a orientação médica é de não passar nada no umbigo, nem álcool, para que ele seque mais rápido. Em outros lugares, a recomendação é de não molhar o coto, portanto não se dá banho no recém-nascido enquanto o umbigo não cai. 

No Brasil, porém, os especialistas indicam o banho desde o primeiro dia de vida, sem problemas. Basta secar bem o coto e passar o álcool antes de fechar a fralda. 

Está saindo do umbigo uma secreção que parece pus. É perigoso? 

É normal que o coto tenha algum tipo de secreção amarelada, até parecida com pus, mas isso não significa que ele esteja infeccionado. A secreção pode ter um leve cheiro desagradável. 

Também é normal aparecer um pouquinho de sangue na fralda ou na roupinha que tiver ficado em contato com o coto. 

Se você estiver preocupada com a aparência ou com o cheiro do coto, peça para o médico dar uma olhada. 

Com o que devo me preocupar? 

Procure o médico se: 

• O bebê tiver febre, ficar letárgico (quietinho demais), começar a mamar pouco ou parecer não estar bem. 

• O umbigo e a área em torno dele estiverem inchados ou vermelhos. 

• O coto umbilical ficar inchado ou com mau cheiro muito pronunciado (um pouco de cheiro menos agradável é normal). 

O umbigo caiu, mas ficou uma feridinha. O que faço? 

Depois que o coto cai, demora ainda entre sete e 10 dias para o umbigo cicatrizar completamente. Pode ser que apareça um pouquinho de sangue na fralda, o que é normal. 

Continue limpando com o álcool 70%, várias vezes ao dia. 

Às vezes, o umbigo leva mais tempo para cicatrizar, e pode aparecer uma carne esponjosa no local. Desde que não haja mau cheiro ou sinal de infecção, não há razão para se preocupar, esse tecido logo vai desaparecer. 

Se o umbigo continuar sangrando, fale com o pediatra, porque ele pode cauterizar o local com nitrato de prata. 

Depois que o coto caiu, o umbigo ficou alto. O que é isso? 

Quando o umbigo da criança fica saltado, é provável que se trate de uma hérnia umbilical. As hérnias umbilicais são muito comuns e podem afetar até 20 por cento dos bebês. Normalmente elas não exigem tratamento e se resolvem sozinhas. 

Converse com o pediatra do bebê. Ele vai acompanhar a hérnia nas consultas até depois do primeiro aniversário da criança, para aí sim decidir se é necessário algum tratamento ou não. 

Nunca coloque nada sobre o umbigo do bebê para "deixá-lo para dentro"
 
 DEPOIS DESSA EXPLICAÇÃO VAMOS AO VÍDEO 
 

terça-feira, 19 de julho de 2011

A importância do arroto na vida do bebê

 Até os seis meses de vida todos os bebês precisam, após as mamadas, liberar o ar que engoliram ao se alimentar - o popular arroto.

Esse ato é necessário, pois, até esta idade, o sistema digestivo dos pimpolhos ainda é imaturo, e as crianças não conseguem adequar harmoniosamente a respiração, a freqüência cardíaca e a deglutição.

“Após alimentados, os bebês geralmente dormem. Ao se deitar, o ar, que é mais leve do que o leite, sobe.

Este ar pode vir acompanhado de um regurgito, aquele leite mal cheiroso e, embora não cause mal-estar na criança, precisa de toda atenção”, diz o pediatra Alberto Wajnsztejn. 

Isso porque a criança pode aspirar esse alimento e se asfixiar. Dessa forma, é necessário que o ar saia antes da criança ir para o berço. 

Apesar dos cuidados das mamães, é bom alertar que não é em 100% das vezes que os filhotes conseguem arrotar. 

“As crianças mais calmas e que mamam mais devagar, não engolem ar e, dessa forma, não tem o que arrotar”, lembra Dr. Alberto. 

Outro conselho do pediatra é pôr os filhos para dormirem de lado de forma alternada




Uma coisa muito importante na vida do bebê é o xixi e o coco, para os papais sem experiência é praticamente um filme de terror,mas é bom ter algumas dicas antes de tentar sozinho pois se a região genital do bebê não for bem cuidada as chances de uma  infecção ou doenças mais graves são altas, então assista esse vídeo da revista crescer   APRENDA E PRATIQUE.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

como amamentar
Minimizar
A amamentação deverá ser o mais natural possível. Os elementos artificiais que usualmente são recomendados, na maioria dos casos, prejudicam o decurso natural da amamentação.
Para ter uma ideia, as bombas utilizadas durante o engurgitamento podem desiquilibrar a produção de leite na sua adaptação oferta/procura; os mamilos de silicone estão associados a menor produção de leite e as chupetas e tetinas utilizadas precocemente estão na origem da “confusão de mamilos” (nipple confusion), uma confusão comum do bebé, por não saber distinguir a pega da chupeta e a pega no peito da mãe, sendo a pega correcta a base essencial para uma amamentação bem sucedida.
  • Prevenção do Ingurgitamento
Entre as 48 e as 72 horas após o parto, geralmente ocorre a descida do leite. Seria importante as mães estarem atentas ao consumo de líquidos e dosearem a sua ingestão (beberem menos líquidos entre o início do 3º e o 4º/5º dias após o parto).

É essencial que, ao sentir a subida de leite proceda aos seguintes passos:
colocação de sacos de água quente antes de cada mamada: utilize um saco de água quente ou algo similar (sacos de gel, garrafa com água quente) em períodos de meia hora, antes das mamadas, seguidos de massagens;
 - massagem: a massagem deverá ser feita pondo um pouco de óleo de amêndoas doces ou manteiga de cacau na ponta dos dedos, em pequenos círculos à volta do seio. Seguidamente, com os dedos em forma de pente, penteie em direcção ao mamilo, em direcção descendente, com movimentos suaves, de forma a desbloquear os canais de leite e a desfazer eventuais nódulos. (uma posição inclinada favorece este tipo de massagem).
  • A Pega
Uma pega eficaz é essencial para uma amamentação bem sucedida. A dor nos mamilos é um sinal de alerta de que a pega não está adequada, o que poderá causar desconforto à mãe e interferir na alimentação do bebé. Se a dor persistir, por favor contacte, logo que possível, um dos nossos voluntários para poder orientá-la na correcção da pega. (Esta orientação pode ser realizada com uma visita domiciliária).

Como ajudar o bebé a pegar na mama:
Tocar os lábios do bebé com o mamilo;
Direccionar o mamilo para o palato do bebé;
Esperar até que a boca esteja bem aberta;
Nessa altura trazer o bebé rapidamente à mama;
O nariz e o queixo do bebé ficam junto à mama;
A cabeça do bebé deve estar alinhada com o resto do corpo (para não ter a cabeça voltada para o lado para mamar)
Vê-se pouca aréola por baixo;
Puxar, com o dedo indicador, o queixo do bebé para baixo, fazendo com que a boca abra mais e o lábio inferior esteja virado para fora;
Pode-se ver e ouvir a deglutição.
Pega de aréola correcta para uma sucção eficienteIlustrações extraídas do livro Como Ajudar as Mães a Amamentar, de F.Savage King

boa_pega_1.JPG
boa_pega_2.JPG
Como segurar a mama:
  • Primeiro, a mãe deve encontrar-se numa posição confortável.
  • A mão deve estar em forma de C - com os quatro dedos contra a parede do tórax debaixo da mama; com o indicador a apoiar a mama por baixo; o polegar coloca-o acima da zona superior da aréola.
    Os dedos não devem estar próximos de mais do mamilo.
  • Posições para o aleitamento materno:
    Extraído do livro Breastfeeding Today, de Woessner, Lauwers, Bernard, 1991
posições_1.JPG
posições_2.JPG
  • Horário e duração das mamadas
O bebé deve mamar em horário livre, a seu pedido. Quanto mais vezes o bebé mamar, maior será a produção de leite;
Como todos os bebés são diferentes, também a duração das mamadas pode diferir de bebé para bebé. A duração da mamada pode variar entre 4 e 30 minutos (quando o leite é maduro - após o 15º dia), mas a situação deve ser avaliada.
O bebé deve mamar tudo o que desejar de um lado, até deixar a mama espontaneamente, e após eructar (arrotar) deve oferecer-se a outra. O bebé poderá aceitar ou não. Muitos bebés ficam satisfeitos se mamarem só dum peito.
  • Não existem leites fracos
O leite no início da mamada pode ter um aspecto mais aguado, por ser mais rico em lactose e menos rico em gordura, mas ao longo da mamada o leite altera o seu aspecto, ficando mais espesso por ser mais rico em gordura. Tanto o leite do início da mamada como o leite do final da mamada são importantes para o bebé.
  • Sinais que nos podem dar a indicação de que o bebé está a receber leite suficiente
O bebé mama várias vezes ao dia (o recém-nascido deve mamar 8 a 12 vezes por dia);
Parece satisfeito após a mamada (embora alguns bebés possam ser pacientes após a mamada)
Parece saudável e atento;
Urina várias vezes ao dia;
A urina não tem um cheiro forte;
Durante mais ou menos as 6 primeiras semanas de vida defeca entre 2 a 5 vezes por dia (depois das 6 semanas pode haver bebés que estejam alguns dias sem defecar, isto não constitui nenhum problema desde que o bebé esteja a ser exclusivamente amamentado);
O bebé aumenta de peso
Durante a primeira semana de vida, o bebé perde cerca de 10% do seu peso inicial, entre a 2ª e a 3ª semana de vida o bebé recupera o peso com que nasceu.
Idade do bebéAumento médio peso por semana
até ao 3º ou 4º mês de vida113 a 227 g/semana
entre o 4º e o 6º mês de vida85 a 142 g/semana
entre o 6º e o 12º mês de vida42 a 85 g/semana

  • Leite artificial
Não é da nossa competência recomendar a utilização de leites artificiais, ou fornecer informação sobre os mesmos, essa compete exclusivamente aos pediatras, mediante avaliação da situação.
Até à subida do leite, o colostro da mãe é suficiente e adequado para a alimentação do bebé, não necessitando este de ser suplementado com leite artificial.
Se a mãe estiver confiante e for bem apoiada, pode amamentar em exclusividade até aos 6 meses. Só a partir dos 6 meses de vida do seu bebé é importante começar a introduzir outros alimentos. Enquanto a mãe amamentar (a OMS recomenda até o bebé atingir os 2 anos), o bebé não necessita de outro tipo de leite.

‪Banho Bebê‬‏ - YouTube

‪Banho Bebê‬‏ - YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=4iLh-wLHwxA&feature=player_detailpage
Esse vídeo é muito bom foi assim que eu aprende a dar banho na minha lindinha.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Só por hoje!

Não quero ser chata, mas esse é um blog diferente de todos que você já leu por aí, pois todas as coisas boas de ser mãe a melhor que eu acho é quando seu filho(a) chora a noite toda e você esta com a TPM na garganta...Eu acho que você deve esta dizendo "ela é louca" eu te digo não, ser mãe é você olhar pra tudo isso e depois chorar,  bem muito, se perguntar se era isso mesmo que você queria pra vc , e dizer " É sim, era isso que me faz feliz "...
Essa é a Júlia